quinta-feira, 13 de junho de 2013

O Problema da Anorexia e Bulimia


Nossa mídia, as pessoas que você conhece, os profissionais de saúde estão o tempo todo nos bombardeando com o discurso de que você deve ser saudável, de que deve se alimentar bem, que ser magro é bonito. Sim, ser magro se tornou padrão de beleza em nossa sociedade exibindo modelos esqueléticas em comerciais e atrizes magérrimas em novelas e despertando nas jovens a repulsa pelo próprio corpo e o desejo de ter um corpo "sarado".

Numa mentalidade que está firmando uma identidade, no caso das adolescentes, esse bombardeiro da mídia pode causar sérios danos caso não haja um cuidado dessa pessoa em filtrar essas informações, além da orientação dos pais em cima disso, podendo ser o início de um problema muito mais complicado: os transtornos alimentares.


Vamos deixar claro aqui que ser saudável, ter uma boa alimentação e hábitos saudáveis não necessariamente implica na pessoa ser magra, o que vai determinar a massa corpórea é a alimentação dessa pessoa aliada a atividade física. Então saiba que você pode estar saudável e ter um pouquinho de gordura, ter uma barriguinha e isso não é algo do outro mundo.  Outros fatores vão entrar nessa equação, como problemas hormonais, genética da obesidade, sedentarismo. Consulte uma nutricionista se você quer emagrecer e tenha força de vontade em seguir as orientações, garanto que você consegue com um pouco de disciplina.



Segundo pesquisas, os transtornos alimentares de anorexia e bulimia ocorrem predominantemente em mulheres numa proporção de dez mulheres para um homem (Nunes; Galvão; Appolinário; Coutinho, 2008), principalmente jovens e adolescentes. Essas meninas desenvolvem uma ideia fixa de que estão sempre gordas, acima do peso, com gordura em excesso no corpo e por isso adotam práticas para emagrecer que põe em risco não apenas sua saúde, mas a própria vida como veremos adiante.

É nesse momento, quando a imagem corporal que a pessoa tem de si e a imagem real entram em desacordo. Aquela pessoa, mesmo magra, se olha no espelho e se vê gorda, o que chamamos de uma distorção da autoimagem. E ela perde peso e mais peso e nunca se dá por satisfeita, continua se vendo da mesma forma e não consegue perceber que algo está errado nela, não consegue ter consciência de que está doente. É quase como uma pessoa que usa óculos de um grau que não é seu, ela vai enxergar tudo distorcido, mas para ela aquilo é a verdade, é a sua realidade e não há quem a convença do contrário.


Eu poderia relatar aqui as práticas que uma anoréxica ou uma bulímica fazem, mas não o farei pelo simples fato de que alguma pessoa com esse quadro pode ler e querer replicar esses comportamentos, todavia vou dar algumas noções de como identificar um possível transtorno alimentar para que a família possa buscar ajuda para esse sujeito.



O que é Anorexia e Bulimia?
Resumidamente, na anorexia a pessoa tem uma preocupação excessiva com o peso, com a imagem corporal e quer emagrecer a todo custo, enquanto que na Bulimia há episódios onde a pessoa se alimenta mais do que o normal num curto espaço de tempo e vem um sentimento de culpa levando a pessoa a purgar tudo o que comeu, gerando assim um ciclo entra alimentação excessiva e purgação. 


Alguns sinais que a pessoa com Anorexia pode apresentar:

-Perda acentuada de peso;
-Fraqueza;
-Sono em excesso;
-Contagem obsessiva de calorias;
-Evitar refeições;
-Esconder comida;
-Alteração do desejo sexual (em geral redução);
-Mentir sobre o quanto já ter comido;
-Ingerir apenas um determinado tipo de comida;
-Fazer exercício em excesso, particularmente depois de uma refeição;
-Excessivo interesse em questões relacionadas com peso, imagem corporal e dietas;
-Doenças frequentes (associadas a baixa imunidade);


Manifestações que uma pessoa com Bulimia pode apresentar:

-Esconder a comida para ingerir depois;
-Mentir sobre o que comeu;
-Comer compulsivamente em segredo; 
-Vomitar em segredo;
-Comprar laxantes ou diuréticos; 
-Deixar a água da torneira derramando para que o barulho abafe os episódios de purgação; 
-Demonstrar uma preocupação profunda em relação ao peso, forma do corpo e aspecto em geral;
-Frequentes dores de garganta (causadas pelos repetidos vômitos);
-Problemas dentários (também causados pelos vômitos);
-Demonstrar pouco ou nenhum impulso sexual.

É importante que a família identifique esses atos o mais precoce possível e busque um Psicólogo e um Psiquiatra para iniciar a Psicoterapia com esse sujeito, de modo a evitar o agravamento do quadro. Pacientes anoréxicas chegam a ficar tão magras que você é capaz de contar os ossos de seu corpo, muitas precisam de internação hospitalar (já tive pacientes assim) para receber uma dieta hipercalórica via sonda nasogástrica, uma vez que o organismo da pessoa já estava extremamente debilitado. A falta de alimentação faz com que o corpo dessa pessoa funcione no limite, podendo causar danos aos órgãos internos.

Há uma certa dificuldade no tratamento da anorexia e bulimia pela dificuldade do paciente em aderir ao tratamento, porque ele não se percebe como doente, não se dá conta da distorção que sua mente criou entre sua imagem real e a que ele olha no espelho, manifestam dificuldades quanto ao uso da medicação e sofrem inúmeras recaídas durante o tratamento, podendo nesse intervalo ocorrer alguma internação hospitalar. Fica o alerta para detectar esse tipo de transtorno o mais breve possível.


Referências:

NUNES, Maria Angélica; APPOLINÁRIO, José C.; GALVÃO, Ana Luiza; COUTINHO, Valmir. Transtornos alimentares e obesidade. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Um comentário:

  1. A falta de estrutura, desenvolvimento e ajustamentos criativos dos indivíduos, junto à uma "cobrança" cruel pela mídia e sociedade, formam uma engrenagem de desordens do estado saudável.

    Bom artigo.

    Abraço.

    ResponderExcluir