sábado, 25 de maio de 2013

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES!


Para começar as atividades deste blog, resolvi fazer uma postagem que englobasse uma série de dúvidas e questões comuns que as pessoas tem. As perguntas são baseadas nos questionamentos que eu escuto por aí, de pessoas leigas que não conhecem o trabalho do psicólogo, então o intuito aqui é o esclarecimento.

Este será um dos posts mais interessante desse blog e também um dos mais úteis, uma vez que estarão reunidas aqui várias perguntas e respostas ligadas a atuação do psicólogo. Gostaria que vocês também enviassem suas dúvidas para que sejam acrescentadas aqui, enviem a pergunta/dúvidas para o e-mail leonardobozzano@hotmail.com e na mensagem não esqueçam de incluir nome (ou um pseudônimo) e idade.



Qual é o trabalho do Psicólogo?
R: Depende da área onde ele atua, mas o princípio norteador da atuação de qualquer psicólogo é o seu Código de Ética. Devemos primar pelo bem estar dos nossos pacientes e das pessoas com quem trabalhando, sempre respeitando os Direitos Humanos e as convicções particulares de cada indivíduo.

Quais as áreas de atuação da Psicologia?
R: Inúmeras. Psicologia Clínica, Psicologia Organizacional, Hospitalar, Escolar, Jurídica. Vai depender de onde o profissional estiver inserido.

Todo psicólogo atende pessoas?
R: Não. Geralmente são os psicólogos clínicos que realizam Psicoterapia, se for esse tipo de atendimento ao qual você se refere. O Psicólogo Escolar por exemplo orienta os alunos e elaboras estratégias dentro do contexto escolar para melhorar o desempenho, auxilia no processo de escolha vocacional, enquanto o Psicólogo Hospitalar atende pacientes internados nas unidades hospitalares, atuando de forma a minimizar o sofrimento e a angústia desses. O Psicólogo Organizacional trabalha com recrutamento e seleção, desenvolve estratégias dentro da empresa visando a melhoria das relações de trabalho e o desempenho dos funcionários. O modelo de atendimento clássico que a maioria das pessoas imagina é realizado mesmo pelo Psicólogo Clínico, num consultório adequado e privado.

Como eu sei que eu preciso procurar ajuda de um Psicólogo?
R: Se você estiver passando por alguma problema contínuo e não estiver conseguindo superar uma determinada situação, seja sozinho ou com suporte de amigos/família esse é um bom indicativos. Estados duradouros de angústia, medo, insegurança, solidão também. A nossa mente sempre busca alternativas para escapar de estados que nos cause sofrimento, mas quando isso se torna persistente e começa a afetar seu dia a dia, dificulta a realização de atividades cotidianas como ir a escola, trabalhar, se relacionar com as pessoas, então é um bom indicativo para buscar ajuda.
Posso ir ao Psicólogo sem ter nenhum problema aparente?
R: Sim, não há contraindicação para psicoterapia. Ela pode tanto ajudar uma pessoa com transtornos psicológicos, quanto auxiliar no autoconhecimento e no desenvolvimento de capacidades interpessoais.

Estou sentindo coisas estranhas, procurei na internet de acordo com meus sintomas e acho que tenho um transtorno psicológico grave. O que devo fazer?
R: Primeiro tenha calma. Entenda, não é porque você conseguiu comparar o que você sente com descrições de transtorno que você terá um. Para caracterizar um transtorno a pessoa deve ter vários sintomas que preenchem critérios diagnósticos. Além disso, deve ser avaliada por um profissional Psicólogo ou Psiquiatra que poderá esclarecer esse diagnóstico. Então nada de ficar procurando doenças na net!

Quais os tipos de problemas que o Psicólogo trata?
R: Além dos Transtornos Psiquiátricos, o psicólogo clínico pode trabalhar inúmeras questões, desde gagueira até ejaculação precoce. Mas lembre-se que antes de tudo o psicólogo avalia a gênese do problema, investigando tudo para determinar se a causa de um problema é mesmo psicológica. Se o paciente já vem do médico dizendo que "meus exames não deram nada" aí começa nosso trabalho. Não vamos psicologizar tudo, existem patologias de causa orgânica e de causa psíquica.

O nome do blog está escrito errado.

R: Não, não está. É um trocadilho proposital.

2 comentários:

  1. Aeeeww, graande Léo!!

    Bom pontapé inicial, cara. Essas dúvidas são frequentes mesmo, com relação a nossa profissão. Mantenha a simplicidade e clareza na linguagem que a tendência é melhorar!! ahuauhahua...

    Abçs!

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde! Meu nome é Elisa, estou estudando e no futuro que acredito ser próximo também vou estar realizando meu sonho junto á vcs com a graça de Deus.
    Gostei d parte, "Mantenha a simplicidade e clareza na linguagem". É o princípio de td em questão de valores e respeito para com as pessoas, em destaque maior o paciente, que na sua grande maioria são leigos em relação a medicina como um todo. Continuem assim com certeza não se arrependerão de alcançar a tão almejada "FELICIDADE'... Bom trabalho.

    ResponderExcluir