domingo, 3 de novembro de 2019

PSICO DÚVIDAS #1

Olá, como recebo muitas dúvidas de pacientes, leigos, sobre diversos assuntos relacionados à Psicologia, vou abrir aqui um espaço para falar um pouco desses questionamentos. Então podem mandar suas perguntas, dúvidas, comentários para: https://curiouscat.me/Psicologizzano
Vamos as perguntas!


Dúvida 01) Meu pai lava muito as mãos e tem hábitos repetitivos, o que pode ser? Ele também tem um hábito horrível de cuspir muito, não dentro de casa mas na rua ou quando está no banheiro, na varanda, ele cospe quase que o tempo todo exceto quando está concentrado em algo que ele gosta de fazer. E também fica fazendo barulhos constantes com a boca, além de ser uma pessoa muito repetitiva com suas ações e meio imaturo e infantil. Esses sintomas pode significar o quê? Algum transtorno?




Leonardo Martins, psicólogo: respondendo a sua pergunta, primeiro é preciso avaliar seu pai,então ir a um psicólogo ou psiquiatra é fundamental. Esses sintomas podem sinalizar um transtorno sim, mas não necessariamente, uma vez que a pessoa pode ter sintomas de um determinado quadro mas não fechar o quadro em si. Por exemplo, uma pessoas pode exibir sintomas depressivos e não ter depressão. Assim como seu pai exibe sintomas de Transtorno Obsessivo Compulsivo, mas somente com a avaliação de um especialista seria possível determinar isso. Muitas pessoas acabam nem procurando um profissional porque acham tão "natural" seu próprio comportamento e desta forma acabam sem ter um diagnóstico, mesmo portando algum tipo de transtorno, porque se adaptam a aprendem a viver com os sintomas. 


Dúvida 02) Neste período sofro muito com ansiedade. Sempre fui uma pessoa ansiosa. Qualquer coisa que sinto, penso logo que é problema grave. Faz dias que estou com uma dor de cabeça que apareceu do nada. Estava sentado no sofá quando ela apareceu. Desde esse dia sinto pontadas, pressão no crânio, pressão nos maxilares, ela é mais recorrente no lado esquerdo e tem vezes que a dor é bem forte. O paracetamol não ajuda muito. Estou com muito medo que seja algo pior e com muita ansiedade.


Leonardo Martins, psicólogo: Questões psicológicas, mentais, podem alterar o funcionamento do nosso corpo, sim. Então quando a ansiedade atinge níveis altos, que extrapolam o que o corpo tolera, começam a surgir sinais, como por exemplo, dores de cabeça, dores musculares, alterações do apetite, do sono, etc. Algumas vezes, no caso de dores de cabeça causadas pela ansiedade, analgésicos funcionam, em outras não, pois o nível de ansiedade é tão elevado que o remédio não faz o efeito que deveria. Existem diversas práticas que ajudam no controle e no alívio do excesso de ansiedade, como horários regulares de sono, atividade física, boa alimentação, lazer. Em alguns casos é indicado buscar um psicólogo, para que ele possa avaliar como essa ansiedade se manifesta, o que a desencadeia e como a pessoa poderia lidar com isso da melhor forma.



Dúvida 03) Tenho tido diversos pensamentos obsessivos, o que posso fazer?

Leonardo Martins, psicólogo: Como saber se esses são pensamentos obsessivos? Bem, em geral pensamentos que se repetem e que geram um desconforto, tem em geral um conteúdo pouco lógico, ou seja, são pensamentos com ideias estranhas, mesmo absurdas, mas o indivíduo acaba aceitando e acreditando e elas tendem a se repetir contra a vontade da pessoa. Se isso está acontecendo com você é necessário buscar ajuda profissional, visto que pensamentos obsessivos são um sintoma, então se faz necessário uma avaliação completa do quadro da pessoa, pois outros sintomas podem estar presentes mas o indivíduo não os percebe ou não reconhece determinados comportamentos/pensamentos como sintoma de algo, somente um profissional vai poder percebe-los. Uma dica é anotar esses pensamentos tal qual eles surgem na mente, para poder mostrar ao profissional (psicólogo ou psiquiatra) e para que você mesmo possa ter mais consciência deles. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário