terça-feira, 19 de novembro de 2019

5 ORIENTAÇÕES PARA QUEM TEM ANSIEDADE

Olá a todos, sejam muito bem vindos! No post de hoje eu vou falar um pouco sobre ansiedade e dizer para vocês algumas orientações para que possam aplicar no seu dia-a-dia, de modo não só a reduzir a ansiedade mas como também melhorar sua qualidade de vida.


A ansiedade pode ser caracterizada como uma reação natural do organismo a um evento, seja ele real ou imaginário, no qual a pessoa se sente de algum modo ameaçada. As reações elevadas de ansiedade frente a uma situação que é ameaçadora para aquela pessoa (ex: falar em público, uma prova importante, um encontro com um paquera) acabam desencadeando um processo natural do corpo, a reação de luta ou fuga. Esse mecanismo é uma adaptação evolutiva que ajudou na preservação das espécies: quando um animal se sente ameaçado o cérebro recebe essas informações e manda comandos para o corpo que libera hormônios que fazem o coração bombear mais sangue para os músculos, os sentidos ficam mais aguçados e aquele animal decide se vai fugir ou enfrentar a ameaça. Nos seres humanos, por conta do nosso estilo de vida cansativo, muitas responsabilidade, tensão constante, esse mecanismo acaba disparando em vários momentos. É o famoso "estou nervoso". Você começa a suar frio, pois o sangue está fluindo para os músculos, então as extremidades tendem a ficar mais geladas, o coração acelera, bombeando mais sangue, o ritmo respiratório aumenta para enviar mais oxigênio para o sangue. As pupilas dilatam, uma sensação de medo vem. A intensidade e a manifestação desses sintomas podem variar, mas no geral, são suportáveis, causam um desconforto passageiro. Entretanto, se os sintomas forem muito fortes, já acontecem há algum tempo, atrapalham sua vida pessoa (trabalho, estudo, vida pessoal, familiar) então está na hora de buscar ajuda de um especialista, um psicólogo ou psiquiatra. 


Então como posso evitar que minha ansiedade chegue a esse ponto? Como posso evitar que eu desenvolva um transtorno dessa natureza? Segue abaixo 5 orientações bem simples, mas que podem fazer toda diferença. Elas servem para quem tem apenas reações ansiosas dentro do limite, bem como para pessoas que já estão diagnosticadas com o Transtorno de Ansiedade. 


1-Pratique atividade física: a atividade física regular, seja ela qual for, ajuda a regular os níveis de hormônios no nosso corpo, tanto dos que elevam a ansiedade, quanto dos que reduzem. Ao final dos exercícios o corpo está mais relaxado, cansado e hormônios do prazer são liberados.


2-Evite álcool, fumo e outras drogas: essas substâncias vão afetar os neurotransmissores de algum modo, e substâncias como o cigarro causam dependência química, o que potencializa seu consumo em pessoas que estão mais ansiosas. No caso do álcool, eu diria apenas para evitar os excessos, o que chamamos de uso abusivo (quando a pessoa está bebendo grandes quantidades num curto espaço de tempo). No caso de outras drogas, bem, elas bagunçam totalmente as reações químicas no cérebro entre os neurotransmissores, então é bom evitar todas mesmo. 


3-Resolva seus problemas: quanto mais deixamos as coisas acumulares, pior fica, mais sobrecarregados ficamos. Mas isso vai além de pagar boletos e estudar para as provas da faculdade ou terminar os relatórios do trabalho. Resolver os problemas da vida pessoal é de extrema importância. Quando você está numa situação desagradável mas não resolve, isso cria uma série de consequências psicológicas e emocionais que podem potencializar as reações de ansiedade.


4-Tenha uma rotina regrada: comer adequadamente, dormir adequadamente, são o básico para ter uma boa qualidade de vida. Ter uma rotina ajuda, não apenas a organizar seu dia, como também a reduzir a expectativas e surpresas durante o dia. Se você está devidamente organizado dificilmente você vai esquecer compromissos. Se você tem uma boa noite de sono seu corpo e seu cérebro estarão devidamente descansados. 


5-Respeite seus limites: aprenda a saber a hora de parar e reavaliar uma situação. Excesso de insistência em algumas situações pode gerar conseqüências negativas. Insistir em situações que estão lhe causando prejuízo, da mesma forma. Se algo não está como você gostaria, reavalie, procure recursos para mudança, mas evite permanecer. Um exemplo disso é trabalhar num lugar que você não gosta, que sente que te tratam mal, etc. Com o tempo a sensação ruim em relação aquilo vai aumentando, exponencialmente, até que começa a desencadear reações de ansiedade. Tal qual o exemplo do emprego ruim é estar num relacionamento ruim, seja abusivo ou tóxico. Então respeite seus limites e sempre se questione "isso é o melhor para mim nesse momento?". Permita que essa frase seja seu guia e sempre reflita em torno dela, vai te ajudar a decidir melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário