quinta-feira, 17 de maio de 2018

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA PSICOTERAPIA


Quando se pensa em ir ao psicólogo, nem sempre a pessoa se questiona quais os benefícios podem advir da psicoterapia, uma vez que na maioria dos casos aquele indivíduo está interessado em resolver a queixa que o motivou a buscar o atendimento. Vamos falar um pouco sobre isso no texto de hoje.


RESOLVENDO A QUEIXA

Chamamos de queixa principal o motivo pelo qual alguém busca um psicólogo, é justamente o problema, questão, conflito que está causando um funcionamento mal adaptado daquela pessoa, gerando sofrimento e comportamentos disfuncionais. Muitas vezes queixa que o paciente traz não é o a questão principal, mas sim um sintoma ou uma consequência de alguma outra coisa que nem sempre ele percebe como algo nocivo. Durante o processo da terapia isso pode mudar, o foco do tratamento muda, as questões a serem trabalhadas mudam. O objetivo final da psicoterapia é a mudança, visto que não importa como ela ocorra, é necessária para restabelecer o equilíbrio e bom funcionamento do indivíduo. 



Daí o tipo de psicoterapia, abordagem psicológica (psicanálise, humanismo, análise do comportamento, etc) não importa muito, sendo mais necessário estabelecer uma boa aliança terapêutica, ou seja, o paciente estabelecer um link de confiança e se sentir confortável com o psicólogo com o qual está fazendo terapia.  É preciso saber que o psicólogo não dispõe de métodos coercitivos, não é seu papel mudar o paciente nem convence-lo de nada, mas sim mostrar novas possibilidades para resolução dos seus conflitos e dificuldades adaptativas, ficando a critério do paciente seguir ou não essas orientações. Nem sempre as pessoas querem mudar, sair da zona de conforto, mesmo que ela esteja causando algum tipo de sofrimento, é como uma preguiça emocional. 


ABERTURA PARA A MUDANÇA


Quando o paciente decide mudar, mobiliza suas energias e vontade para tentar novas estratégias de enfrentamento dos seus problemas com a ajuda do psicólogo, muita coisa acontece. O bom psicólogo ele incentiva não apenas mudanças pontuais, mas globais, pois não é apenas a solução de uma queixa na vida daquela pessoas, mas a reestruturação da vida dela como um todo, com objetivos mais bem estabelecidos e com foco em práticas saudáveis. O psicólogo pode estimular o paciente a lidar com vários comportamentos e hábitos que não são saudáveis e motivá-lo a mudar isso, como por exemplo tabagismo, má alimentação, sedentarismo, visto que mente e corpo são reflexos constantes um do outro. Nossa mente precisa estar bem para o corpo estar bem e vice versa, até porque quem controla nosso corpo é o cérebro e a forma como nosso cérebro funciona é muito particular.

Nosso cérebro funciona, basicamente, em relação a como pensamentos, em cima dos valores e imagens que criamos para nós. Por isso um pessimista tem comportamentos pessimistas (explicando a grosso modo, claro), porque o comportamento dele é reflexo da imagem mental que cria de si. Então, quando o psicólogo durante a psicoterapia passa a estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis ele está motivando o paciente a mudar essas imagens mentais e consequentemente buscar uma mudança mais estrutural dos seus comportamentos, de modo a ter hábitos e práticas mais salutares.

Podemos então dizer que uma psicoterapia bem feita, com um profissional capacitado, ético e com um paciente que se permite a mudança, pode gerar muitos benefícios não só na resolução do conflito que o trouxe para o consultório, mas de uma mudança global que vai permitir um funcionamento mais saudável desse indivíduo. Daí a psicoterapia ser um processo de grandes transformações para o indivíduo, na medida que esse indivíduo está aberto a ela e disposto a investir mais em si mesmo e no seu bem estar. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário