terça-feira, 10 de abril de 2018

PORQUE UMA PESSOA RECUSA TRATAMENTO PSICOLÓGICO?

Hoje resolvi escrever um texto menos técnico, apenas desenvolvendo meu pensamento e reflexão acerca de pessoas que não buscam ajuda. A pergunta que vou buscar responder é: "Porque algumas pessoas que estão com problemas recusam o tratamento?". 





Nossa sociedade descende de um modelo baseado no patriarcado, onde o homem comendava e tinha que ter pulso forte. O homem mandava na casa, na mulher, nos filhos. Basicamente, por ser o pilar dessa estrutura familiar, ele deveria mostrar força, decisão, indiferença ao sofrimento. Muitos desses homem acabavam se dessensibilizando, ou seja, assumindo comportamentos e pensamentos onde o contato com os sentimentos, com a dor, ia ficando cada vez mais distante. Não que eles não sofressem ou não sentissem, mas não era algo, que para a grande maioria, tivesse algumas influência. Daí a ideia de homem ser forte e mulher ser fraca. Homem não chora, mulher chora, chorar é sinal de fraqueza. Pura baboseira medieval. 



Então esse tipo de pensamento vai sendo propagado pela cultura, mas como a sociedade vai evoluindo, ao seu passo, a tendência é romper com esse padrão de comportamento. Logo, um dos motivos que leva as pessoas a não quererem ajuda, é cultural, e acomete principalmente homens. Isso se reflete na prática clínica; 75% dos meus pacientes são mulheres.

O homem sofre tanto quanto a mulher, algumas vezes até mais por conta dessa herança de que precisa ser forte, de que não chora, não sofre, não sente. E aí isso se reverte em depressão, ansiedade e alguns caso, suicídio. Reprimir sentimentos negativos durante muito tempo gera consequências não só emocionais mas no comportamento do indivíduo. É bem comum na prática clínica encontrar pessoas que precisam de ajuda, que tem sofrem por algum comportamento ou situação que não conseguem lidar, mas ou não querem ir atrás de um profissional para auxiliar nesse processo, ou quando a família entra em contato com o profissional (geralmente médico ou psicólogo), o indivíduo recusa o atendimento ou não adere ao tratamento.

Mas porque alguém que precisa de cuidados negaria esses cuidados a si mesmo? Essa é uma questão curiosa. Já vi pacientes morrerem porque negavam cuidados médicos ou adesão ao tratamento. Em psicologia, essa morte ocorre por suicídio, quando não há sucesso no tratamento. Não há uma resposta única e simples para essa pergunta, o porque do paciente recusar atendimento/tratamento, mas posso pensar em alguns fatores:

- Falta de apoio familiar;
- Conflitos psicológicos intensos;
- Falta de confiança no profissional que está prestando o atendimento;
- Medo;
- Psicose;
- Tentativas prévias de suicídio;
- Sentimento exagerado de autosuficiência.

É necessário, em alguns casos, respeitar a decisão e a vontade daquele paciente, se ele está plenamente consciente dela. Não é possível tratar alguém que não quer ser tratado. Esse exemplo é bem comum na Dependência Química, quando todos ao redor percebem que o indivíduo precisa de acompanhamento mas ele recusa e resiste. Quando o paciente está num estado psicótico, fora de si, seja por conta de um problema mentais ou físicos (sim, algumas patologias físicas podem deixar o paciente psicótico), ele não tem condições de decidir sobre si mesmo, pode até por sua integridade e de terceiros em risco, neste caso, pode ser tratado sem o prévio consentimento até restabelecer a consciência de si.

É preciso ter paciência, deixar tudo claro para o paciente, assim como é fundamental que a família esteja sempre perto, estimulando, mas não pressionando o paciente para que aceite o tratamento. A família tem que ser facilitadora e não se transformar em um estímulo aversivo para o paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário