quarta-feira, 13 de junho de 2018

7 MITOS DA HIPNOSE

Olá a todos! Hoje gostaria de esclarecer os mitos mais comuns a respeito da hipnose. Para quem não leu ainda tem outro artigo meu explicando bem o que é a hipnose, para ler basta clicar aqui





1-Vou ser dominado pelo hipnotizador:


Eu sempre costumo dizer que hipnose não é uma batalha de mentes, não é a vontade do hipnotizador vencendo a vontade da pessoa que é hipnotizada. Pelo contrário, hipnose é uma parceria, é uma troca. Ninguém é dominado ou hipnotizado contra sua vontade, isso não existe. Quando alguém entra em transe é porque quer, porque sabe que poderá tirar benefícios dali (no caso da hipnose clínica) ou brincar e se divertir com as capacidades da sua mente (hipnose de palco ou de rua).  


2-Se a pessoa que me hipnotizar morrer ou for embora ficarei assim para sempre:


Essa eu já ouvi muito. Frases assim "E se a você morrer depois de me hipnotizar? Vou ficar assim pra sempre? Nunca vão conseguir me acordar?" ou "E se a pessoa me hipnotizar, precisar sair e não voltar mais?". Pensamentos assim refletem uma grande insegurança por parte do sujeito que ainda não compreende a hipnose. Por ser um processo natural e fisiológico, em qualquer uma dessas situações acima o que acontece com a pessoa hipnotizada é simples, ou ela abre os olhos e sai do transe espontaneamente ou entra em sono fisiológico, aquele soninho que a gente tira quando relaxa bastante. Não há perigo nem possibilidade da pessoa ficar presa no transe.

3-Não posso ser hipnotizado porque não sou suscetível:

Existe uma ideia de que nem todo mundo pode ser hipnotizado ou que só pessoas de mente "fraca" são hipnotizáveis. Isto não é verdade. Qualquer um pode ser hipnotizado, exceto talvez pessoas com algum transtorno mental severo, como esquizofrenia, psicose. Isto porque hipnose é um processo natural, ocorre com todos nós, o tempo todo, no decorrer da vida. O que acontece é que algumas pessoas entram com mais rapidez e facilidade do que outras, mas isso é normal, assim como um remédio não tem o mesmo efeito em pessoas diferente. Cada organismo é único.

4-A hipnose é causada pelo poder do hipnotizador:

Como as pessoas estão acostumadas a ver show de hipnose de palco elas acreditam que o hipnotizador possui um grande poder e que é capaz de fazer qualquer coisa com aquele voluntário. O que acontece na verdade é que o hipnotizador, seja ele de palco ou de clínica, tem o conhecimento necessário para por o seu voluntário/ paciente em transe e conduzir bem esse processo. O voluntário/ paciente por sua vez, tem o desejo de entrar em transe, de vivenciar aquilo (pelo menos na grande maioria das vezes, até porque ninguém sobe num palco na frente de dezenas de pessoas sem ter vontade). Então a hipnose é uma troca rica de experiências entre ambos, o hipnotizador apenas conduz o voluntário /paciente, para um transe agradável. Se ele não quiser ele não entra em transe, a hipnose nunca acontece sem a vontade da pessoa.

5-Quando a pessoa entre em transe ela fica inconsciente:

Um dos grande mitos da hipnose e até compreensível, uma vez que todos veem aquela pessoas "apagada" ou "dormindo", quando na verdade ela está mais acordada do que esteve em toda sua vida. Quando a pessoa está em transe, hipnotizada, ela ouve tudo ao seu redor, ela está plenamente consciente de tudo, apenas não se importa com o externo, pois está experienciando algo muito prazeroso no interno. Somente em alguns casos, a pessoa é tão sensível que ela pode desenvolver um fenômeno chamado de "amnésia hipnótica", onde ela sai do transe e não lembra de nada. Por isso que, dependendo do contexto, hipnotizadores experientes dão um comando para que quando sair do transe a pessoa lembre de tudo. Problema resolvido. 

6-A hipnose realiza milagres:

Alguns dos fenômenos que a pessoa hipnotizada consegue realizar são impressionantes aos olhos de quem vê, principalmente se for um leigo. Não há nada de sobrenatural nesses fenômenos, todos são realizáveis por qualquer um em transe, desde que conduzido por um hipnotizador experiente e explicáveis cientificamente. Não há milagres, mas um trabalho em conjunto do hipnotizado com o seu hipnotizado. 

7-Quando a pessoa é hipnotizada ela pode revelar seus segredos íntimos:

Outra grande preocupação que ronda as pessoas é se quando hipnotizadas ela podem revelar segredos importantes. Essa ideia vem do fato de acharem que o hipnotizador "entra" na mente do outro. Isso é fantasia demais! A mente inconsciente não aceita nada que seja contra seus preceitos morais, então o sujeito que está hipnotizado não vai fazer ou falar nada que não queira. 


2 comentários:

  1. Como a hipnose poderá me ajudar em relação a sonhos lúcidos? sendo que parecem tão reais que sinto todas as sensações sensoriais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você gostaria de ter sonhos lúcidos ou parar de tê-los? De qualquer modo, tudo em nós acontece como reflexo de algo, primeiro é preciso entender o seu contexto para depois planejar uma intervenção. Mas a hipnose pode ajudar sim.

      Excluir