terça-feira, 20 de agosto de 2019

PREVENÇÃO DE SUICÍDIO E O SETEMBRO AMARELO

Sabemos que o suicídio, atualmente é um dos fenômenos em saúde mental que mais tem crescido, infelizmente, devido a uma série de fatores, uma vez que é uma problemática multideterminada com muitas variáveis que influenciam o comportamento do indivíduo. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde- OMS, cerca de 800 mil pessoas se suicidam a cada ano, o que nos dá a média de uma morte a cada 40 segundos. São números assustadores. Aqui no Brasil em média são 12 mil suicídios por ano em todo país, o que é bem significativo. E para cada pessoa que comete suicídio, 20 tentam se matar. E para cada morte por suicídio, me média 60 pessoas são afetadas diretamente, experienciando sintomas de luto que podem levar a estados depressivos e também a novas tentativas de suicídio. 

Esses números são apenas uma amostra do problema que enfrentamos em relação a isso e é por isso que em setembro nos temos a campanha do Setembro Amarelo, iniciada aqui em Fortaleza- Ce no ambulatório de saúde mental do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará, mas que logo ganhou o Brasil. A campanha é composta pela mobilização de diversas instituições e setores organizados da sociedade com o único objetivo de levar informação para a população leiga, acerca dos problemas de saúde mental e do fenômeno do suicídio. São realizados eventos, rodas de conversa, palestras, cursos, em sua grande maioria abertos ao público em geral, com o papel de informar melhor acerca do que é o suicídio e de como prevenir. 

Dois grandes eventos são realizados no período do Setembro Amarelo: o evento de abertura e a caminhada. A caminhada, tradicionalmente ocorre há alguns anos na orla de Fortaleza, onde são distribuídos informativos para as pessoas e chamamos a atenção de toda a sociedade para a importância da causa. Convido a todos de Fortaleza a participar desses momentos, abaixo, seguem as informações desses eventos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário