Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem estudado a relação do ácido ascórbico, vitamina C, com o modelo de depressão, há pelo menos 10 anos.
Experimentos demonstraram que o uso da vitamina C em associação a três antidepressivos comuns no mercado potencializou o efeito dos medicamentos em camundongos com sintomas de depressão. Esses aintidepressivos são: fluoxetina, imipramina e bupropiona.
“Os antidepressivos têm muitos efeitos adversos, que são inclusive motivo de abandono do tratamento. Se conseguirmos baixar as doses ao associá-los com um agente sem efeitos colaterais, esta seria talvez uma estratégia terapêutica muito promissora no tratamento da depressão”, relata a pesquisadora Ana Lúcia Severo Rodrigues.
Os estudos provaram que, mesmo quando os antidepressivos são administrados em doses menores do que as que seriam consideradas efetivas, a associação do ácido ascórbico ajuda a reduzir os sintomas de depressão significativamente.
Os pesquisadores afirmam que apesar do progresso do estudo, ainda é preciso fazer testes em seres humanos, e há aí um longo trajeto científico e ético a ser traçado.
O estudo é importante pois abre as portas para uma nova forma de tratamento da depressão, que afeta bilhões de pessoas no mundo hoje.
Fontes:
http://boasnoticias.pt/vitamina-c-pode-aliviar-sintomas-de-depressao/
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/09/cientistas-estudam-possivel-acao-da-vitamina-c-na-terapia-de-depressao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário